segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Construções Ecológicas



Ainda sobre as construções ecológicas, podem ser incluídas as casas cuja a sua construção é a base de barro/Terra. ao contrário do que se possa pensar, as casas feitas á base deste material são altamente resistentes, como é possível ver ao longo deste documentário. Basicamente criou-se o mito de que o cimento é mais resistente, numa tentativa de sucesso para dar mais lucros á construção cívil.

Para se ter uma ideia um terço da população mundial vive em casa de terra. E não pense que são apenas paises pobres, na França há edifícios deste tipo com 6 andares que estão de pé há 300 anos, inclusive há países em que essas construções atingem 10 andares sem a necessidade de levar cimento ou aço ou ferro, construções com sete mil anos, ainda estão de pé, exemplos não faltam.
a vantagem é que este tipo de construção é mais confortável termicamente, utiliza de 20 a 100 vezes menos energia e, consequentemente, menos poluição ambiental.
Os materiais da bioconstrução são em grande parte conseguidos no próprio local e podem ser facilmente reciclados.  Infelizmente criou-se um esterótipo em que as pessoas identificam, associam as casas feitas com este tipo de material á pobreza mas na verdade o resultado é a casa ecológica-sismo-resistente, uma opção ambiental, barata e muito segura.

Um documentário a ver sem falta é El Barro, Las Manos, La Casa em que o processo é explicado, assim como todas as vantagens. È um documentário que pode ser esmiuçado e pode ser utilizado como educação ambiental, de modo a sensibilizar a população, assim como desmistificar o mito associado á pobreza.

P.S: O documentário pode ser visto online, na hiperligação do texto.


Sem comentários:

Enviar um comentário